São inúmeras as lendas sobre o aparecimento do costume de beber café. A mais conhecida e mais plausível delas é a que nos conta que em meados do século XV um pastor da Etiópia, chamado Kaldi, notando que as cabras ao ingerirem os frutos de certo arbusto se tornavam mais vivas e adquiriam mais disposição, resolveu fazer uma infusão com os tais frutos e experimentá-la. Achando que seu estado de espírito e sua disposição física melhorara, continuou a beber a infusão e passou a propagá-la. Daí em diante, foi-se difundindo o uso de beber a infusão preparada com frutos do cafeeiro.
Alguns estudos revelam que tomada moderadamente, a cafeína consumida, até faz bem à saúde. Especialistas de diversos países têm revelado os efeitos positivos do seu consumo como reduzir o colesterol, auxiliar no combate a doenças coronárias, combater a depressão e diminuir o risco de mal de Parkinson.
Mas se tomado moderadamente tem benefícios, tomado em excesso, pode ser muito prejudicial à saúde, sendo que a partir das sete chávenas, incorre-se o risco de intoxicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário