quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia do Estudante


Hoje, 24 de Março, é o Dia do Estudante, data que, desde 1987, por diploma da Assembleia da República, assinala a luta dos estudantes, nomeadamente a da crise académica de 1962.

Refira-se, no entanto, que este Dia era, anteriormente, celebrado a 25 de Novembro, para assinalar a revolta de um grupo de estudantes de Coimbra, que em 1921 ocuparam as instalações dos professores, para protestar contra a falta de condições que tinham na universidade.
Segundo Rui Grilo, (num artigo publicado no Jornal da Universidade de Évora n.º 8, Abril de 1999, onde é analisada a origem do Dia do Estudante), assim foi até 1961, ano em que estudantes de todo o País, reunidos em Coimbra, aproveitaram o Dia do Estudante para lançar o seu grito de “Queremos paz”, uma forma de protestarem contra a guerra do Ultramar.
Os alunos passam a reivindicar a autonomia universitária. O movimento estende-se a Lisboa, Coimbra e Porto e prolonga-se até final de 1962.
O Governo de Salazar aprova um decreto-lei dando mais poderes ao Ministério da Educação. Dirigentes associativos são suspensos e vários alunos presos. Assim terminou a crise académica de 1962, que hoje se assinala.

Sem comentários:

Enviar um comentário