domingo, 28 de novembro de 2010



Espero que gostem.....................


O Tempo do Advento



A palavra “advento” quer dizer “o que está para vir”. O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Esse Tempo possui duas características: As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

domingo, 21 de novembro de 2010


Os treze:

-Wilson,Diogo,Rafael
-Ruben,Pedro,Ana Rita,Sara,Sofia,Catarina Martins
-Catarina,Joana,Cátia e Ines.

domingo, 14 de novembro de 2010


Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

Quando e Por Quê?

Celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010


LENDA DE SÃO MARTINHOO porquê do "Verão" de S. Martinho

O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.
Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

domingo, 7 de novembro de 2010



Este é o carro que quero ter quando for grande um «Lamborghini Gallardo»

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia 1 de Novembro dia de Todos os Santos.

Há quem diga que a tradição já não é o que era, mas em Portugal há tradições que ainda perduram. Uma delas é o Pão por Deus que, ao longo dos tempos, tem passado de geração em geração.
Na manhã do dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, as crianças juntam-se em pequenos grupos e vão pedindo de porta em porta. Embora a cantilena varie de região para região, o objectivo é sempre o mesmo, encher o saco, que antigamente era de pano, de guloseimas.
Com o passar da manhã os sacos vão-se enchendo de rebuçados, pastilhas, gomas, línguas de gato, frutos secos, fruta e outras gulodices. Há mesmo quem ainda mantenha a tradição de fazer broas ou o tradicional Bolinho para dar, nesse dia, às crianças.
Esta tradição está relacionada com uma das muitas tarefas agrícolas, a desfolhada, que ocorria algumas semanas antes do Dia de Todos os Santos. Nessa altura já havia farinha e a oferta do tradicional Bolinho ou das broas às crianças era uma forma de agradecer a toda a comunidade que tinha ajudado na descamisada do milho.